Monet produziu duas pinturas quase idênticas sobre o mesmo tema: o festival de 30 de junho de 1878 celebrando o fim da Exposição Universal.
Uma delas mostra a Rua Saint Denis, a outra a Rua Montorgueil, ambas vistas de um ponto de vista de alto ângulo em uma varanda, ambas decoradas com um mar de bandeiras vermelhas, brancas e azuis.
O estilo impressionista de Monet capturou habilmente o movimento da multidão alegre e a ondulação das bandeiras ao vento. As duas pinturas tricolores também incorporam sua crença na República (embora o ano fosse apenas 1878) e na democracia.
Manet pintou uma obra sobre o mesmo tema, embora cheia de melancolia, intitulada Rue Mosnier aux Drapeaux, que retrata uma rua quase vazia vista através dos olhos de um espectador curioso. A abordagem de Monet foi mais indiferente: ele não participou do júbilo da multidão, mas adotou um ponto de vista mais remoto, porém dominante.
A técnica impressionista, com sua infinidade de pequenos traços de cor, sugere a animação da multidão e a oscilação das bandeiras. Poucas obras testemunham tanto dinamismo impressionista como estes dois quadros, em que Monet expressa mais o sentimento que a visão de um dia de festa. Porque os elementos plásticos se tornam inconsistentes e vice-versa: o vento, o rumor e a agitação estão traduzidos pelo seu equivalente pictórico.
Monet pintou suas impressões do alegre acontecimento de uma sacada em Les Halles.
Agora que você sabe mais detalhes sobre esses quadros de Monet, experimente fazer várias composições sobre o mesmo tema, procure trabalhar ao ar livre como os impressionistas, utilizando o material colorido que mais gostar.
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