A Virgem e a Criança, Masaccio

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > A Virgem e a Criança, Masaccio
A Virgem e a Criança, Masaccio

Esta pintura também é conhecida como Nossa Senhora no Trono com o Menino Jesus. Pertence a National Gallery de Londres.

O quadro ocupava a parte central do políptico encomendado, em 1426, pelo tabelião Giuliano di Colino degli Scarsi para a sua própria capela na Igreja de Carmine de Pisa. Foi desmembrado em finais do século 16 e as partes conservadas se encontram em diferentes museus do mundo.

O trono de madeira, cuja estrutura se baseia em modelos antigos, com suas linhas e ângulos retos, ressalta frente ao observador com as cornijas agudas que delimitam e definem o espaço ocupado pela Virgem e pelo Menino: indicados apenas os traços dos rostos, modelados sumariamente os membros, a celebração do grupo divino está confiada ao suntuoso manto azul-escuro que cai em pregas profundas.

Encostados às partes laterais do trono, dois anjos definem o espaço que gravita por detrás do núcleo central, enquanto na zona anterior, e de forma mais sensível, dois outros anjos músicos estendem os instrumentos numa rigorosa perspectiva, sobre o fundo de um sarcófago estriado da época imperial romana.

A disposição das figuras em diversos planos de profundidade e a rigorosa exatidão prospectiva do espaço são elementos de extrema modernidade, em oposição ao arcaísmo do fundo dourado, provavelmente devido à exigências do destinatário.

A Virgem e a Criança, 1426, têmpera de ovo sobre madeira de álamo, 134.8 x 73.5 cm, Masaccio, National Gallery de Londres.

pincelAgora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de Masaccio, experimente desenvolver sua releitura sobre o tema, a mãe e seu filho, inspire-se em figuras atuais do seu cotidiano, usando material colorido que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas nossas redes sociais, usando a #historiadasartestalento

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *