E Ainda Dizem que Peixe é Caro, Sorolla

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > E Ainda Dizem que Peixe é Caro, Sorolla
E Ainda Dizem que Peixe é Caro, Sorolla
   

Entre os anos 1894 e 1900, transcorre o segundo período de consolidação de Sorolla. O tema da história tão demandado nos anos anteriores e apresentado nos certames oficiais é substituído pelo realismo social. Por isso, Sorolla se atém à nova moda e realiza três telas com esta temática: Outra Margarida, Tráfico de Mulheres e o aqui representado.

Por meio deste título E Ainda Dizem que o Peixe é Caro, enfatiza as injustiças sociais, e faz uma clara denúncia das fatais conseqüências do mísero salário que recebem.

A obra representa o dramático momento em que um jovem pescador, após sofrer um acidente durante seu trabalho é socorrido por outros dois mais velhos.

A cena se desenvolve na bodega de um barco. O artista apresenta-a em um plano inclinado em relação à moldura, reforçando assim a sensação das ondas e o movimento.

Parece uma composição tradicional em que se observa, em um primeiro plano, as figuras rodeadas de utensílios de pesca, como, cordas, baldes e uma lanterna que se destaca entre os demais por seu movimento.

A obra fica definida pelo forte contraste entre sombras e focos de luz muito marcados como se observa nas costas do pescador com gorro e na cabeça do que segura o acidentado.

Predominam os tons ocres amarelados e pardos matizados com um predomínio de suaves tons frios. Esta gama cromática é utilizada por Sorolla em suas obras mais precoces, influenciado pela obra de Velázquez..

Sorolla, com este tipo de obras, quer exaltar o trabalho das classes populares valencianas, especialmente a dura tarefa dos pescadores. Ele nasceu no antigo bairro de pescadores de Valença e sabia muito bem as penalidades vividas na sua infância.

E Ainda Dizem que Peixe é Caro!, 1894, óleo sobre tela, 151.5 x 204 cm, Joaquín Sorolla, Museu do Prado, Madri.

pincelAgora que você sabe mais detalhes sobre essa obra de Joaquín Sorolla, experimente desenvolver sua releitura sobre o tema ou  crie uma cena mostrando injustiças sociais, usando o material colorido que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas nossas redes sociais, usando  #historiadasartestalento

COMO CITAR:

Para citar esta página do História das Artes como fonte de sua pesquisa utilize o texto abaixo:

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. E Ainda Dizem que Peixe é Caro, Sorolla. História das Artes, 2021. Disponível em: <http://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/dizem-peixe-caro-sorolla/>. Acesso em 19 Sep 2021.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Available for Amazon Prime