O Esquife, Renoir

O Esquife, Renoir
   

Grande parte das paisagens que Renoir pintou representam panorâmicas das ribeiras do rio Sena em seu percurso pelas diferentes localidades próximas a Paris.

Eram nestes lugares que os cidadãos e a boemia de Paris iam para passar seus domingos e dias de lazer. Com a temporada de teatros fechados, eram as excursões ao campo a diversão favorita da pequena burguesia urbana que desfrutava, ao ar livre, passeando, remando ou tomando banho no rio.

A paisagem era o tema preferido pelos impressionistas. Especialmente a paisagem com água, já que, devido a suas propriedades, a água absorve e reflete a luz com maior intensidade.

Renoir compõe a obra com uma construção linear muito simples, reforçada pelo barco com as duas moças, na qual os efeitos cromáticos e os reflexos da luz que se concentram na superfície do rio, têm um papel de primeira ordem.

Em quadros anteriores dedicados à paisagem, como os de La Grenouillère, Renoir, talvez, devido à influência de Monet, junto a quem pintava então, havia se dedicado mais à impressão cromática do conjunto e do jogo de luzes com uma visão mais puramente óptica que com o olhar de aspecto mais romântico que refletiu nesta obra.

Esta percepção menos científica, unida a seu interesse pela figura e pelas cenas humanas, era o que definitivamente lhe separava e chegaria a afastá-lo do Impressionismo.

O Esquife, 1875, óleo sobre tela, 71,1 x 91,4 cm, Pierre-Auguste Renoir, National Gallery, Londres.

pincelAgora que você sabe mais detalhes sobre essa obra de Renoir, experimente desenvolver sua releitura sobre o tema, inspire-se nas características do Impressionismo e crie uma cena ao ar livre usando o material colorido que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas nossas redes sociais, usando  #historiadasartestalento

COMO CITAR?

Para citar o História das Artes como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. O Esquife, Renoir. História das Artes, 2020. Disponível em: <http://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/esquife-renoir/>. Acesso em 27 Nov 2020.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: