Natureza-Morta, Luis Meléndez

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > Natureza-Morta, Luis Meléndez
Natureza-Morta, Luis Meléndez

Nascido em Nápoles em 1716, de família espanhola, Meléndez é um dos expoentes máximos da arte da natureza- morta, no topo absoluto deste gênero pictórico no século 18.

Formado na herança da tradição napolitana dos Recco, das naturezas-mortas espanholas e dos modelos cintilante e sutis de Sánches Cotán, Zurbarán e Velázquez, destes retirou o severo tom moral e o gosto quase místico pelas coisas cotidianas, analisadas e medidas em equilibradíssimas composições.

Aprendeu, assim, a refletir sobre as relações compositivas entre os objetos, sobre a possibilidade de criar efeitos sugestivos na penumbra das mesas de cozinha, jogando com os clarões das vasilhas e com a matérias de terracotas, carnes ou frutos.

O Museu do Prado conserva um grande número de natureza-mortas do artista, que lhe foram encomendadas para decorar uma sala do Palácio Real de Aranjuez e que representam os  produtos da terra espanhola.

No Século das Luzes (e, portanto da luz e da Óptica moderna), o espetacular virtuosismo técnico de Meléndez incute-nos a presença, a consistência, o volume, e quase o sabor, da superfície tátil de cada elemento: da aromática e rígida crosta de pão à cortiça esburacada e irregular e ao toque de alvaiade das braçadeiras metálicas que fecham os aros.

No Museu do Prado, este quadro também está nomeado por Bodegón con caja de jalea, rosca de pan, salva con vaso y enfriador.

Natureza-morta, 1770, óleo sobre tela, 49 x 37 cm, Luis Meléndez, Museu do Prado, Madri.

Agora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de Luis Meléndez, experimente fazer uma releitura dele ou criar uma natureza-morta com o máximo de detalhes e realismo.

Fotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas redes sociais, usando a #historiadasartestalento

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *