Rua Saint Denis e Rua Montorgeuil, Claude Monet

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > Rua Saint Denis e Rua Montorgeuil, Claude Monet
Rua Saint Denis e Rua Montorgeuil, Claude Monet

Monet produziu duas pinturas quase idênticas sobre o mesmo tema: o festival de 30 de junho de 1878 celebrando o fim da Exposição Universal.

Uma delas mostra a Rua Saint Denis, a outra a Rua Montorgueil, ambas vistas de um ponto de vista de alto ângulo em uma varanda, ambas decoradas com um mar de bandeiras vermelhas, brancas e azuis.

O estilo impressionista de Monet capturou habilmente o movimento da multidão alegre e a ondulação das bandeiras ao vento. As duas pinturas tricolores também incorporam sua crença na República (embora o ano fosse apenas 1878) e na democracia.

Manet pintou uma obra sobre o mesmo tema, embora cheia de melancolia, intitulada Rue Mosnier aux Drapeaux, que retrata uma rua quase vazia vista através dos olhos de um espectador curioso. A abordagem de Monet foi mais indiferente: ele não participou do júbilo da multidão, mas adotou um ponto de vista mais remoto, porém dominante.

A técnica impressionista, com sua infinidade de pequenos traços de cor, sugere a animação da multidão e a oscilação das bandeiras. Poucas obras testemunham tanto dinamismo impressionista como estes dois quadros, em que Monet expressa mais o sentimento que a visão de um dia de festa. Porque os elementos plásticos se tornam inconsistentes e vice-versa: o vento, o rumor e a agitação estão traduzidos pelo seu equivalente pictórico.

Monet pintou suas impressões do alegre acontecimento de uma sacada em Les Halles.

A Rua Saint-Denis, Festa do 30 de Junho de 1878, 1878, óleo sobre tela, 60 x 80 cm, Museu de Belas Artes de Rouen, França.
A Rua Montorgeuil, Festival de 30 de Junho de 1878, 1878, óleo sobre tela, 81 x 50 cm, Museu d’Orsay, Paris.

Agora que você sabe mais detalhes sobre esses quadros de Monet, experimente fazer várias composições sobre o mesmo tema, procure trabalhar ao ar livre como os impressionistas, utilizando o material colorido que mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas redes sociais, usando a #historiadasartestalento

 

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *