A Espanha do século 15 permanece firmemente ancorada na tradição gótica, gerada num período de opulência. O florescimento dos retábulos (imponentes complexos de pintura e de escultura em várias ordens sobrepostas) nas igrejas corresponde a uma ativa histórica e artística dos reinos cristãos na última fase da guerra contra o islã.
O quadro constitui o painel central do retábulo de São Domingos de Silos de Daroca (Saragoza).
A sólida figura de São Domingos, estético e monumental como uma escultura, está sentada num trono gótico realizado com elaborados motivos decorativos e imagens alegóricas.
Impressionante e solene na sua rigorosa frontalidade, o abade está coberto com uma capa bordada em outro de tal modo que mais parece a obra de um joalheiro do que de um alfaiate.
A profusão do ouro, a mitra coberta de pérolas e de pedras preciosas, o báculo cinzelado e a arquitetura do trono, resplandecente de torres, pináculos e nichos, criam uma imagem suntuosa.
Nos nichos do faustoso trono, o artista andaluz pintou, mais próximas à cabeça de São Domingos, as imagens alegóricas das três virtudes teologais (Fé, Caridade e Esperança), e, nos dois lados, as quatro virtudes cardeais. Sendo à esquerda, de baixo para cima: Fortaleza e Justiça; à direita, de baixo para cima: Temperança e Prudência.
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