Pela primeira vez, a Pinacoteca de São Paulo apresenta “Tríade Trindade” (2001), do artista pernambucano Tunga, obra adquirida em 2016 pelo Programa de Patronos da Pinacoteca.
Ela será exposta no Octógono e a sua montagem baseia-se na primeira apresentação do trabalho, realizada durante uma retrospectiva do artista ocorrida no museu Jeu de Paume, de Paris (França), em 2001, onde luzes vermelhas coloriam a peça.
A mostra tem patrocínio do Iguatemi São Paulo.
“Tríade Trindade” contém as cargas simbólica e energética que particularizam a produção de Tunga.
Tanto por sua constituição física, de uma estrutura composta de metais e imãs com cinco metros de altura e quatro toneladas de peso, como pelas representações de trança, cabelereira, sinos, caldeirão, tacape, jarras, taças e outros objetos recipientes.
Partes que têm em comum as formas orgânicas e, mais que isso, alusivas ao corpo humano; partes que se “ligam”, conectam-se por magnetismo, entrelaçamento, encaixe, e se dispersam, espalham-se pelo espaço”, explica José Augusto Ribeiro, curador da mostra.
A exposição representa também uma homenagem do museu ao artista, às vésperas completar dois anos de sua morte, em 6 junho de 2016.
“Tríade Trindade” permanece em cartaz até 04 de junho de 2018
Pinacoteca de São Paulo – Pina Luz. Praça da Luz, 02 – Centro – São Paulo – SP. Aberta de quarta a segunda-feira, das 10h às 17h30. Permanência até às 18h.
Fique atento, os horários podem sofrer alterações. Consulte sempre o site da instituição.