O retábulo de altar que representa a Virgem com o Menino no trono, rodeada por São João Batista e por São Nicolau de Bari, com a mitra e o pastoral, foi encomendada pela família Ansidei para a Igreja de São Florenzo dei Serviti, em Perugia. Um dos três painéis que compunham a predela, A Prédica de São João Batista, está conservada no mesmo museu, em Londres.O distanciamento das composições executadas pelo artista antes da sua transferência para Florença (por exemplo, se contados com o Cristo Crucificado, na mesma galeria) parece radical: aqui domina a medida perfeita e contínua dos espaços, a exatidão dos elementos arquitetônicos, uma cor pura e refulgente, a matéria luminosa que se torna espaço e medida gerando as figuras, modelando-as nitidamente e simultaneamente recortando-as numa atmosfera de soberana e emocionante harmonia.
O nicho abobadado, aberto sobre a luminosa campina da Úmbria, cujas tonalidades pálidas recordam a pintura de Leonardo, enquadra a sagrada conversação num equilíbrio compositivo que originalmente devia ter parecido perfeitamente integrado na real arquitetura da capela da igreja de Perugia.
A disposição geral do quadro lembra ainda as formas de Perugino, como se pode ver também pelo baldaquino que cobre o trono erguido sobre a base, de modo que o faz corresponder ao belíssimo esboço da paisagem. Mais próximas das proporções florentinas parece, pelo contrário, a medida da abóbada que abriga todo o grupo.
A mão da Virgem estende-se para frente, apoiada no livro aberto sobre o joelho, e quer pelo esboço, quer pela execução naturalista, denota uma técnica pictórica magistral que mais uma vez conduz aos ensinamentos de Perugino.
São João Batista, à esquerda do trono, aparece envolto em panos na gama os vermelhos presentes na obras do mesmo período; por exemplo, no retrato de Giovani Maria della Rovere. As partes descobertas denotam uma finíssima feitura das elegantes e sutis formas anatômicas, no entanto solidamente ancoradas ao solo.
A cruz de João é uma linha quase transparente pela luz, que resulta como elemento fundamental da composição.
Agora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de Rafael, experimente fazer uma releitura dele ou crie uma composição religiosa com características renascentistas, usando o material colorido que você mais gostar.
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