Nos dois painéis laterais do tríptico estão representados o Nascimento de Cristo, à esquerda, Adoração dos Magos, no centro, e a Purificação, à direita.
Esta obra de Hans Memling mostra todos os traços distintivos de seu estilo e evidente dívida em relação a Rogier van der Weyden, em cujo ateliê de Bruxelas fez a sua aprendizagem.
Na visão do discípulo desaparece toda a tensão emotiva, toda a força dramática: os elementos da composição estão perfeitamente equilibrados e o ambiente torna-se espaçoso e solene graças à inédita cabana e ao edifício circular.
O caráter aristocrático e ritual da cena intensifica-se pela utilização inteligente de uma luz fria e uniforme, que transporta o episódio para um plano sobrenatural, e pela harmoniosa pompa cromática de veludos, brocados e peles.
Trata-se de uma imagem de grande pureza, na qual as personagens aparecem envoltas numa atmosfera serena e desapaixonada, suspensa e quase imóvel.
Apenas a figura do rei negro, delgada e dinâmica, é descrita por uma linha serpenteada que imprime movimento à personagem, em contraste com a rigidez e imobilidade das restantes figuras.
Este quadro pertence ao acervo do Museu do Prado, em Madri.
Agora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de Hans Memling, experimente desenvolver um tríptico, inspire-se em fatos pessoais ou fictícios, usando o material colorido que você mais gostar.
Fotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas nossas redes sociais, usando a #historiadasartestalento
Uma resposta
parabéns , informações das artes muito ricas , para complementar informações aos alunos em sala de aula, gostaria de outras referentes a trabalhos manuais e atividades.