Antonello de Messina foi um dos protagonistas da renovação artística europeia de meados do século 15. Na sua obra, sintetizou as múltiplas e ramificadas influências da sua formação napolitana e difundiu os valores da pintura flamenga no conjunto da arte italiana.Chegado a nós em condições quase perfeitas, o quadro está relacionado com a estada veneziana do pintor em 1475-1476, pelas evidentes reminiscências iconográficas e estilísticas de obras de Giovanni Bellini, como também, com os seus últimos anos de atividade em Messina, sua cidade natal.
De fato, na paisagem do fundo percebe-se uma cidade fortificada, com toda a probabilidade Messina, com a sua antiga torre da catedral.
Ressalta, com todo o seu dramatismo, a anatomia sólida e esquadriada de Cristo, acentuada pela sua posição avançada, em primeiríssimo plano, quase em contato com o espectador.
Os detalhes de realismo intenso, como as lágrimas do anjo e o vestígio de sangue derramado das costelas, são atenuadas pelo sentido monumental e plástico do nu, imerso numa atmosfera luminosa e transparente, de clara influência veneziana.
Segunda alguns estudiosos, a pintura teria sido terminada pelo filho de Antonello, Jacobello, seu estreito colaborador no florescente ateliê de Messina, com os esmerados acréscimos da última camada, a falta da profundidade na paisagem e as gotas de sangue.
Agora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de Antonello da Messina, experimente fazer uma releitura dele ou criar uma cena dramática, usando o material colorido que você mais gostar.
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