A composição O Farol, obra da pintora Anita Malfatti, situa-se entre as suas obras mais conhecidas, apesar de suas discretas dimensões: 46,5 x 61 cm
Segundo a artista:
“Pintávamos na ventania, ao sol, na chuvarada e na neblina. Eram telas e telas. Era a tormenta, era o farol, eram as casinhas dos pescadores escorregando pelos morros, eram as paisagens circulares, o sol e a lua e o mar..”
A tela foi pintada na ilha de Monhegan, entre 1915 e 1917, na costa leste dos Estados Unidos, ao ar livre, quando Anita foi aluna do professor Homer Boss, que permitia que seus alunos expressassem-se com liberdade, espalhando-se pelo local.
Anita retrata o farol da ilha e as casinhas próximas a ele.
A pintora traz à tona, nesta obra e em algumas outras, as influências expressionistas aprendidas durante o tempo em que passou estudando na Alemanha.
Ela distribui sobre a tela uma infinidade de cores fortes e vibrantes, que repassam um grande dinamismo, como era o estilo expressionista também usado por pintores como Vincent Van Gogh.
O céu de O Farol traz uma infinidade de cores, destacando as pinceladas enérgicas e ligeiras da pintora, que passam a sensação de certa agitação, embora embaixo reine tranquilidade.
As pinceladas de cor branca levam luminosidade ao céu da pintura.
A obra “O Farol” faz parte do Acervo da Coleção Gilberto Chateaubriand, MAM, Rio de Janeiro, Brasil
Agora chegou a sua vez! Prepare uma folha de papel com espessura mais grossa ou uma tela de pintura.
Selecione uma paisagem do seu agrado, faça o esboço na folha ou na tela.
Chegou a vez das cores, escolha as mais vibrantes, mesmo que não tenha similaridade com a natureza. Use suas emoções na sua escolha. Mãos à obra!
Obra pronta, fotografe-a e compartilhe nas nossas mídias sociais #historiadasartestalento
Respostas de 2
Gostaria de receber novidades sobre a arte moderna. E as obras da artista Anita Malfatti.
Olá, Ivonete, temos várias sessões dedicadas à Arte Moderna. Entre nos links Mundo e Brasil.