Duas Exposições no Museu de Arte Brasileira

História das Artes > Sala dos Professores > Duas Exposições no Museu de Arte Brasileira
Duas Exposições no Museu de Arte Brasileira

A primeira exposição “P/B – Acervo MAB” apresenta um recorte de obras exclusivamente dominadas pelos pigmentos preto, branco e as gamas intermediárias de tons de cinza.

A segunda exposição ocupando a sala central do mesmo ambiente, a mostra “A cor não tem fim: pinturas e tapeçarias de Jacques Douchez” faz tributo ao artista e tapeceiro francês.

As duas exposições integram-se ao estarem atreladas, principalmente, à obediência curatorial que prestam à cor.

“P/B – Acervo MAB” reúne 69 obras divididas em dois blocos: um destacará produções por ordem cronológica, como os desenhos de Candido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti e Cicero Dias o outro será composto por obras com tendência expressionista, como os retratos de mulheres de Flávio de Carvalho e os intensos desenhos em nanquim de Marina Caran.

Com predomínio de técnicas de desenho, a mostra apresenta a importância do preto e do branco na história da arte brasileira – do modernismo até os dias atuais.

“A cor não tem fim” traz ao público a coleção do MAB FAAP composta por pinturas, desenhos e, principalmente, tapeçarias de Jacques Douchez.

Radicado no Brasil em 1949, o artista foi um dos mais notáveis tapeceiros da segunda metade do século XX, uma vez que suas ideias e realizações passaram a distinguir artisticamente a tapeçaria produzida no país.

Douchez conhecia muito bem os materiais e dominava os processos técnicos de realização da tapeçaria, inserindo valores de tridimensionalidade que levam o visitante a apreciar suas realizações como esculturas de fibras.

Ao longo do período, serão realizadas visitas educativas, bate-papos com artistas, entre outras atividades.

Exposições “P/B – Acervo MAB” e “A cor não tem fim: pinturas e tapeçarias de Jacques Douchez”. MAB FAAP – Sala Annie Alvares Penteado. Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – São Paulo – SP. Aberta segunda, quarta, quinta e sexta-feiras, das 10h às 19h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Fechada às terças-feiras, inclusive quando feriado. Entrada gratuita. Até 16/12/18.

Fique atento aos horário, eles podem sofrer alterações. Consulte sempre o site oficial da instituição.

 

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *