Castelo Eltz

História das Artes > Museus > Castelo Eltz
Castelo Eltz

O Castelo Eltz é único por muitas razões: desde a sua construção, que sobreviveu intacta a todas as guerras e sempre pertenceu à mesma família; possui uma arquitetura incomparável, e seus séculos de história se refletem em grande parte no mobiliário que foi preservado até hoje.

O Castelo de Eltz, hoje, com 900 anos, fica em uma rocha íngreme em um dos rios afluentes do famoso Mosela – em meio a uma reserva natural de grande beleza, rica em flora e fauna.

O castelo de Eltz foi construído sobre um esporão rochoso de 70 metros de altura que domina a corrente de Elzbach em três dos seus lados. Mede 40 metros de altura, e se adicionarmos as  fundações sua altura total chega a 90 metros do nível do córrego até a ponta do telhado.

Possui telhados pontiagudos e oito torres de até 35 metros de altura. O pátio interior do castelo mostra cinco séculos de história da arquitetura (de 1150 a 1650), que refletem a complicada convivência das três ramas da família Eltz (Rübenach, Rodendorf y Kempenich) neste espaço estreito.

O castelo foi construído para garantir a rota comercial Moselle-Maifeld-Eifel. Aqui restos de fortalezas celtas e romanas foram encontrados. Graças à localização do castelo, os senhores de Eltz mantiveram sua independência até o início do século 14, quando tiveram que se submeter ao príncipe eleito Baldwin de Trier.

Apenas uma parte da construção é aberta ao público, sendo que a outra parte é propriedade particular.

Ao longo da sua existência muitas personalidades famosas já o visitaram. Dos imperadores, reis, príncipes, grão-duques e outros nobres da aristocracia aos chefes de Estado e suas esposas; além de artistas. Destes últimos, destacamos o poeta romântico Víctor Hugo e o pintor inglês William Turner.

Coleção

A abóbada do castelo contém uma das mais importantes câmaras de tesouro da Europa, com a sua famosa coleção de obras de ourives medievais, bem como muitos outros objetos preciosos.

Essa sala reúne uma coleção de obras valiosas de ouro e prata, porcelana, joalheria, vidro e marfim, além de moedas, armas e outras curiosidades de de patrimônio familiar.

Em outra sala suntuosa do castelo se pode admirar valiosas armaduras, escudos familiares e máscaras de bobo da corte que simbolizam a liberdade de expressão. Aqui, os senhores dos três ramos da casa de Eltz se reuniram para discutir negócios e celebrar festas.

A cozinha, que se manteve praticamente intacta desde o século 15, oferece aos visitantes uma representação vívida da vida na Idade Média.

Castelo Eltz (Kastellanei Burg Eltz). Müstermaifeld – Alemanha. Aberto de 1º de abril a 1º de novembro, todos os dias, das 9h30 às 17h30.

Fique atento! O horário pode sofrer modificação. Consulte o site oficial da instituição.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *