Di Cavalcanti, um dos principais nomes do Modernismo Brasileiro, ganha um evento especial no Museu de Arte Moderna de São Paulo entre os dias 25 de maio e 11 de dezembro.
A mostra apresenta material bibliográfico e audiovisual da icônica exposição “50 anos de Arte: Di Cavalcanti”, exibida no museu em 1971.
Há cinco décadas, essa exposição reuniu pinturas, caricaturas, desenhos, gravuras, publicações, tapeçaria e joias trazidas de instituições de diversas cidades do Brasil e da Europa.
Agora, esse revival ganhou o nome de “Di Cavalcanti no MAM: 50 anos x 2” e está em cartaz na biblioteca do museu. Para a mostra foram recuperados catálogo, pôster, convite, recorte do jornal Diário do Povo e filme de época do acervo bibliográfico e audiovisual.
É na Biblioteca Paulo Mendes de Almeida que está guardada a memória institucional do MAM. O espaço é referência para a pesquisa sobre arte moderna e contemporânea. Segundo Cauê Alves, curador-chefe do museu, a mostra contribui para os estudos sobre a história das exposições no Brasil.

Di Cavalcanti no MAM: 50 anos x 2. MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo. Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3 Parque Ibirapuera São Paulo. Aberta dos dos dias. Terça-feira a sábado, das 12h30 às 17h30 (é obrigatório reservar o ingresso online). Até 11/12/21.
Adoro esse tipo de arte!
Quero muito visitar essa exposição, seu artigo trouxe uma abordagem de clara compreensão que me ajudou muito.