Exposição Bauhaus Imaginista: Aprendizados Recíprocos | Sesc Pompeia | SP

História das Artes > Sala dos Professores > Exposição Bauhaus Imaginista: Aprendizados Recíprocos | Sesc Pompeia | SP
Exposição Bauhaus Imaginista: Aprendizados Recíprocos | Sesc Pompeia | SP
   

Com curadoria da alemã Marion Von Osten e do inglês Grant Watson, a exposição percorre diversos países – como Japão, China e Rússia – influenciados pelas iniciativas da Bauhaus, escola alemã de arquitetura, artes e design, fundada em 1919 e fechada pelo regime nazista 14 anos depois.

No Brasil, coube ao Sesc Pompeia, situado na zona oeste de São Paulo, expor a mostra Bauhaus Imaginista: Aprendizados Recíprocos.

A edição brasileira é um dos quatro “capítulos” desse projeto internacional que celebra o centenário da Bauhaus, explorando intercâmbios transculturais entre os diversos movimentos globais de reforma que enxergavam na arte um agente de mudança social.

Todas as obras da iniciativa Bauhaus Imaginista estarão reunidas em Berlim, no próximo ano.

Tendo como ponto de partida a obra Tapete, de Paul Klee, desenho de 1927 que evidencia o interesse do artista pelas culturas populares tradicionais.

Tapete – 1922 – Paul Klee

“Aprendizados recíprocos” investiga as relações entre arte e artesanato populares e pré-coloniais com professores e estudantes da Bauhaus, abordando a história de três escolas progressistas de artes: Black Mountain College (EUA), Instituto de Arte Contemporânea (Brasil) – fundado por Lina Bo Bardi, arquiteta autora do Sesc Pompeia – e Casablanca (Marrocos).

A exposição brasileira tem contribuição da curadora, pesquisadora e escritora Luiza Proença, que já foi curadora no Museu de Arte de São Paulo (Masp), na 31º Bienal de São Paulo e de projetos no Instituto Lina Bo e P.M. Bardi.

Bauhaus Imaginista: Aprendizados Recíprocos é realizada pelo Sesc São Paulo, em parceria com a Bauhaus Kooperation Berlin Dessau Weimar, o Goethe-Institut e a Haus der Kulturen der Welt (HKW), de Berlim.

Sesc Pompeia. Rua Clélia, 93 – Água Branca, São Paulo – SP. Aberto de terça a sexta, das 10h às 21h30; sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h. Entrada gratuita. Até 06/01/19.

Fique atento! O horário pode ser alterado. Consulte sempre o site oficial da instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: