Iole de Freitas – Dobradura Curva

História das Artes > Sala dos Professores > Iole de Freitas – Dobradura Curva
Iole de Freitas – Dobradura Curva
   

Iole de Freitas vive e trabalha no Rio de Janeiro) participou de importantes mostras internacionais e agora traz até o dia 05 de agosto de 2017 na Galeria Raquel Arnaud três esculturas em grande formato e cerca de sete peças menores, todas feitas em aço.

As obras apresentadas exigiram extensa pesquisa, cálculos de pontos de apoio, inclinação e resistência, levando a artista a criar ferramentas para trabalhar as placas de aço utilizadas nas obras. Iole ressalta que o aço, mesmo sendo resistente e industrial, se deixa moldar, assume novos formatos, surpreendendo ela mesma e o espectador por suas possibilidades.

A investigação sobre a ocupação dos espaços arquitetônicos de museus e galerias, um dos pontos chave da produção da artista, evidencia-se na mostra pelas experimentações espaciais que exploraram a relação entre a horizontalidade do volume da galeria e o posicionamento das obras.

Pousadas no chão, sugerem uma intensa relação de corporeidade entre elas e o espectador.

Nas demais obras apresentadas, esculturas em menor formato, surgem dobraduras curvas no aço plano, como elemento central da força poética dos trabalhos.

Em aço escovado à mão, as peças refletem a luz difusa no ambiente.

Assim, apesar de sua densidade, as obras provocam sensação de leveza e movimento, aspectos marcantes na produção da artista.

O texto da exposição é assinado pela crítica e historiadora da arte Elisa Byington

 

Endereço: Rua Fidalga, 125 – Vila Madalena – São Paulo

T 55 11 3083 6322
Horário de Segunda à Sexta – 10h às 19h  e  Sábado – 12h às 16h
Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: