O Tempo Mata – Imagem em Movimento na Julia Stoschek Collection | Sesc Av Paulista

História das Artes > Sala dos Professores > O Tempo Mata – Imagem em Movimento na Julia Stoschek Collection | Sesc Av Paulista
O Tempo Mata – Imagem em Movimento na Julia Stoschek Collection | Sesc Av Paulista

A exposição reúne raro conjunto de filmes e vídeos produzidos por nomes consagrados, entre os quais Douglas Gordon, Rachel Rose, Chris Burden, Monica Bonvicini e Jack Smith.

Com curadoria de Rodrigo Moura e parceria com a Julia Stoschek Foundation.

A exposição e a programação integrada de exibições reúnem trabalhos de 17 artistas, em filmes e vídeos, cobrindo mais de seis décadas de produção audiovisual, um panorama dos mais representativos desde que o suporte se insere como linguagem contundente no circuito da arte contemporânea.

Raça, cultura visual, identidade de gênero, o papel de artistas na sociedade e a circulação de imagens nos meios de comunicação são os temas que percorrem os trabalhos.

Como aponta o curador, trata-se de um truísmo, uma frase que declara uma verdade incontestável, o tempo mata simplesmente porque ele passa, e não há nada que possamos fazer em relação a isso, nem em relação à veracidade dessa frase.

Büsi – artista Fischli & Weiss – 2001 – video, 6’’0”, sem som, cor.

Ainda assim, ela serve para ativar outros sentidos no contexto da exposição.

“Time-based art termo traduzido livremente aqui como ‘arte temporal’ são os trabalhos de arte produzidos em vídeo, filme, áudio ou tecnologias computadorizadas e que se apresentam ao espectador no tempo, tendo como dimensão principal a duração, e não o espaço”.

A autorrepresentação e a ficcionalização da vida aparecem em diversas obras e, segundo Moura, agem como possível fio condutor, unindo trabalhos da exposição, assim como a apropriação, a coleção e a montagem a partir de imagens de outras fontes.

“Esses são dois possíveis enquadramentos temáticos que perpassam a mostra, servindo como polos conceituais úteis para navegá-la, mas que não esgotam as possibilidades de leitura das obras apresentadas e das relações entre elas”, ressalta.

Sesc Avenida Paulista. Avenida Paulista, 119. Bela vista SP. Aberta de terça à sábado, das 10h às 21h30 e domingo, das 10h às 18h30. Entrada gratuita. Até 16/06/19.

Fique atento! O horário pode sofrer modificações. Consulte o site oficial da instituição.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: