(RE)INVENTAR – ARTISTASCRIADORES | Sesc Santo André | SP

História das Artes > Sala dos Professores > (RE)INVENTAR – ARTISTASCRIADORES | Sesc Santo André | SP
(RE)INVENTAR – ARTISTASCRIADORES | Sesc Santo André | SP

A exposição (RE)INVENTAR – ARTISTAS CRIADORES, que estará no Sesc Santo André a partir do dia 23 de junho, tem curadoria de Angela Mascelani e parceria com o Museu Casa do Pontal, considerado atualmente o maior e mais significativo museu de arte popular do país. A exposição (Re)Inventar exibirá 25 artistas de arte popular diferentes regiões brasileiras.

O intuito desta exposição é se inspirar nas histórias de vida destes artistas inventivos e originais, cujas criações e mitologias ampliaram o universo da arte brasileira. Por meio de recortes biográficos e de depoimentos emblemáticos dos artistas sobre si mesmos ou suas invenções, outras perspectivas de entendimento se abrem, revelando o processo complexo que dá sustentação ao trabalho destes autores.

A qualificação “popular” também remete a um conjunto de valores que fala da capacidade de criar e transformar a partir dos materiais e dos elementos que existem ao alcance; de iluminar valores culturais nos quais nos reconhecemos, sintetizando aspectos do pensamento coletivo.

Sobre o Museu Casa do Pontal
Situado no Rio de Janeiro, o Museu Casa do Pontal é o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo – resultado de quarenta anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque – é composto por cerca de 8.500 peças de 300 artistas de 20 estados brasileiros, produzidas a partir de meados do século 20.

O acervo foi tombado pelo patrimônio histórico da cidade do Rio de Janeiro em 1991. Segundo membros do International Council of Museums (ICOM), associado à Unesco, “O Museu Casa do Pontal não é apenas um museu completo de Arte Popular Brasileira; pode ser considerado um verdadeiro museu antropológico, único no país a permitir uma visão abrangente da vida e da cultura do homem brasileiro”.

Sesc Santo André. Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André – SP. Aberta de terça a sexta, das 10h30 às 21h30, sábado, domingo e feriado, das 10h30 às 18h30. Gratuita. Até 25/11/18.

Fique atento! O horário pode sofrer modificação. Consulte o site oficial da instituição.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *