Renascimento – Projeto 2009

História das Artes > Sala dos Professores > Renascimento – Projeto 2009
   

É uma alegria imensa quando percebo que as pessoas entendem que a Arte é um caminho importante de compreensão do mundo e da humanidade. E os grupos que apresentaram Renascimento provaram isso.

No Renascimento, o homem volta-se para si e começa a questionar a religião como a única forma de saber. Desse modo, descobre que a verdade está além dos muros impostos pela Igreja está muito mais perto que imagina: nele mesmo. E passa a ver o mundo de outra forma, colocando-se dono do próprio destino, nomeando-se o verdadeiro “centro do universo”.

Este raciocínio, hoje básico para nós, formou-se um dos alicerces do humanismo. Como fonte de inspiração, os humanistas buscavam na antiguidade clássica um novo modelo de produção intelectual e artística.

Tais convicções influenciaram os estudos da época e o desenvolvimento da imprensa foi determinante, pois tirou das mãos do monges copistas, e portanto da Igreja, o poder sobre a reprodução e divulgação de várias obras – inclusive a própria Bíblia.

Nesse período aparece uma produção artística intensa, inclusive na literatura, e também em campos da ciência, como anatomia, astronomia, navegação, matemática, etc.

Sinta o espírito de renovação renascentista assistindo aos vídeos dos trabalhos preparados pelos meus alunos.

COMO CITAR?

Para citar o História das Artes como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Renascimento – Projeto 2009. História das Artes, 2020. Disponível em: <https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/renascimento-projeto-2009/>. Acesso em 03 Dec 2020.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Um comentário em “Renascimento – Projeto 2009”.

Os comentários não representam a opinião do www.historiadasartes.com, a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Adorei o material feito pelos teus alunos. Porque além de aprenderem sobre o que fizeram, podem ajudar as outras pessoas que não conhecem acerca de arte. Sem dúvida, excelentes conteúdos didáticos de arte.
    Estão de parabéns!
    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: