As Respingadeiras ou As Respigadoras, Jean-François Millet

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > As Respingadeiras ou As Respigadoras, Jean-François Millet
As Respingadeiras ou As Respigadoras, Jean-François Millet

As Respingadeiras  também conhecida como As Respigadoras é um exemplo de realismo.

Jean François Millet procurou captar a verdadeira essência do que era o trabalho destas mulheres.

Não tentou idealizar a imagem, mas ao invés ele captou a “fealdade” da pobreza e do trabalho manual.

Representa três mulheres camponesas de forma destacada em primeiro plano, inclinando-se para recolher os restos de uma colheita do trigo.

O olhar delas não se encontra com o espectador e os seus rostos são obscuros.

Em fundo, uma grande quantidade de molhos de trigo estão a ser empilhados, enquanto um proprietário assiste e superintende à direita.

O senhorio só supervisiona os trabalhadores ao fundo, o que implica que as mulheres em primeiro plano estão num nível tão baixo que não vale a pena serem controladas.

Millet decidiu focar as mulheres e pintou-as com um maior contraste.

As mulheres estão dobradas abaixo do horizonte e não o alcançam.

Isto parece representar a imobilidade social, pois cada um assim como nasce assim permanece.

As mulheres são equiparadas à terra.

As cores das suas roupas esbatem-se na paisagem parecendo que elas fazem parte do campo.

O horizonte ilustra a divisão de classes representando o céu a classe superior inatingível.

Ironicamente, ainda que em situação de pobreza, as mulheres não estão vestidas com trapos, mas antes roupas decentes.

A suavidade das mulheres e o aspecto não remendado da roupa suaviza a imagem, mas permanece o retrato da feiúra e aspereza do trabalho que Millet pretende captar.

Através do desalinhamento dos pontos de fuga entre as três mulheres (fixados ao longo das suas costas), e em particular nunca os alinhando com o foco central do fundo, Millet transmite a mensagem de que, ainda que ocupem a mesma tela com a abundância retratado ao fundo, as mulheres de classe inferior nunca farão parte daquela abundância – ocupam o seu próprio espaço tendo por cima outra camada, tanto na pintura como na vida real, sendo a expressão da inacessibilidade ao topo das classes mais baixas através da mobilidade social.

Ficha Técnica

Título: As Respingadeiras ou As Respigadoras

Autor: Jean François Millet

Ano: 1875

Técnica Óleo sobre tela

Acervo: Museu D’Orsay – Paris – França

Agora é a sua vez! Faça a imagem de mulheres recolhendo lixo pelas ruas da sua cidade. Dê um colorido que imprima no seu desenho o clima degradante desse trabalho e trabalhadoras, usando o realismo como objetivo.

Fotografe a sua obra e compartilhe nas nossas mídias sociais #historiadasartestalento

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *