Unibes Cultural – São Paulo

História das Artes > Museus > Unibes Cultural – São Paulo
Unibes Cultural – São Paulo

Tem importante papel de hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais na cidade de São Paulo, ao convergir, conectar e distribuir cultura e diferentes conhecimentos.

Assim, a instituição assume a vocação não só de formadora de público, mas também de agente transformador do cenário cultural.

A estratégia não é criar uma nova agenda para São Paulo, mas potencializar o que já é feito por meio de espaço, encontros, debates e reflexões para todos que querem ajudar a preparar a cidade para o futuro.

A Unibes Cultural iniciou as atividades em agosto de 2015, como resultado de estudos realizados nos anos anteriores pela Unibes a fim de definir uma nova proposta para a cidade de São Paulo: pensar a cultura como vetor de desenvolvimento social, assim como a educação, a saúde, a geração de renda e as outras atividades exercidas pela instituição há mais de cem anos.

O objetivo é ir além da promoção cultural e refletir sobre o papel do indivíduo na sociedade do século XXI, caracterizada pelas novas tecnologias e as consequentes mudanças de comportamento.

A programação é planejada com base em objetivos definidos para cada público:

Crianças | Formação do hábito cultural

Atividades voltadas para crianças de 6 a 12 anos com o objetivo de despertar os pequenos para a diversidade de manifestações culturais.

Já  foi realizado o Kids que Arrebentam, com atrações referentes a várias partes do mundo: oficina de língua russa, aula de dança judaica, contação de história espanhola, culinária italiana, oficina de caligrafia coreana, aulas de tradições tchecas, entre outras.

Cada dia da semana foi dedicado para a apresentação de costumes e sabores de um país ou região.

A programação ainda contou com sessões de teatro, cinema e atividades festivas.

Jovens | Novas possibilidades de realização

Esse público aspira por transformação e participação na sociedade.

Por meio de atividades nas áreas de inovação e economia criativa, a programação visa ampliar as possibilidades de acesso à cultura.

Nesse sentido, a Instituição assume papel de incubadora de startups na área de empreendedorismo cultural.

O objetivo é cultivar as sementes dos futuros movimentos, coletivos e organizações da cidade.

Entre os destaques da programação, a série Mentes Ativas ofereceu cursos de fotografia, cinema de animação e mixagem no tablet como forma de despertar o público para essas possibilidades profissionais.

Adultos | Multiplicidade de pensamento

O principal objetivo é manter o hábito cultural desse público.

A estratégia pauta-se na diversidade de temas para atrair pessoas com os mais variados interesses.

Ao longo do último ano, foram realizados cursos de geopolítica a história da arte, oficinas de moda a roteiro, debates sobre cultura digital, lançamento de filmes, workshops sobre empreendedorismo, entre outras atividades.

Seniores | Reinvenção na sociedade

O público com mais de 50 anos que frequenta a Unibes Cultural entende que não há um modelo constituído para um projeto de longevidade no século XXI.

A programação oferecida tem como objetivo a construção de um novo paradigma, que mantém a terceira idade atuante e com capacidade de reinventar seu papel na sociedade por meio da cultura e de outros olhares.

Um dos destaques foi a segunda edição da Virada da Maturidade, com palestras, oficinas sobre o uso de aplicativos, rodas de conversa sobre o filme As Garotas do Calendário e debates sobre o envelhecimento na literatura.

Também foi destaque o Movimento Lab60+, que reuniu organizações de todos os setores a fim de discutir e propor respostas positivas para a longevidade.

Apesar dos eixos por faixa etária, as atrações são planejadas para promover a integração entre pessoas de diferentes gerações.

Os expositores são empreendedores, designers, fotógrafos, editores de publicações independentes e expoentes da nova economia criativa paulistana.

Unibes Cultural São Paulo

Rua Oscar Freire, 2500
Sumaré, São Paulo-SP
Segunda a sábado das 10h às 19h. Consulte sempre o site oficial para confirmação dos horários.
Tel. 11 3065- 4333

 

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *