Coleções em Diálogo – Pinacoteca do Estado de São Paulo

História das Artes > Sala dos Professores > Coleções em Diálogo – Pinacoteca do Estado de São Paulo
Coleções em Diálogo – Pinacoteca do Estado de São Paulo

Noventa e três importantes obras do acervo de pintura, escultura, desenho e gravura do Museu Nacional de Soares dos Reis, que fica na cidade do Porto, em Portugal, estarão na Pinacoteca de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Elas, ao lado de outras 14 da Pina, integram a exposição ‘Coleções em Diálogo: Museu Nacional de Soares dos Reis e Pinacoteca de São Paulo’ que pretende explorar a construção de uma arte nacional em Portugal e no Brasil – tema que mobilizou artistas, instituições e interessados pelas belas artes ao longo do século XIX.

Esta exposição tem o patrocínio de Edp e Cisa Trading, apoio do Consulado Geral de Portugal e Experimenta Portugal 2017.

A curadoria conjunta é de Elisa Soares, conservadora de pintura do Museu Nacional de Soares dos Reis, e de Fernanda Pitta, curadora da Pinacoteca.

“A partir da questão central ‘como o meio cultural português preocupou-se em identificar ou fazer surgir uma arte própria, inscrita na tradição europeia e ocidental, mas dotada de uma singularidade específica’ a exposição indaga acerca do lugar da representação da paisagem, dos tipos, dos costumes e do cotidiano nesse processo de construção, investigando também como esses temas e interesses impactam a formação dos artistas. Tal processo é bastante similar ao que ocorreu no Brasil”, explica Pitta.

‘Coleções em Diálogo: Museu Nacional de Soares dos Reis e Pinacoteca de São Paulo’ faz parte de um programa de exposições que busca construir relações entre a coleção da Pinacoteca e a de outras instituições afins, possibilitando novas leituras do próprio acervo.

A Pinacoteca de São Paulo prevê para junho a publicação de um catálogo com textos das curadoras, biografias dos artistas e fotos das obras.

Praça da Luz, 02. (11) 3335-4990.
A mostra permanece em cartaz até 2 de outubro de 2017, no segundo andar da Pinacoteca de São Paulo.
de quarta a segunda-feira, das 10h00 às 17h30

Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *