Elas. Mulheres Artistas no Acervo do MAB

História das Artes > Sala dos Professores > Elas. Mulheres Artistas no Acervo do MAB
Elas. Mulheres Artistas no Acervo do MAB

Para mostrar a ascensão feminina na arte brasileira, o Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB-FAAP) está realizando a mostra Elas. Mulheres Artistas no acervo do MAB.

A mostra reúne 82 obras, de autoria de 64 mulheres artistas dos séculos 19 e 21, que deixaram marcas na história da arte nacional e internacional. Entre elas, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Noemia Mourão, Djanira, Marina Caram, Mira Schendel, Tomie Ohtake, Geórgia Kyriakakis, Anna Maria Maiolino, Carmela Gross, Teresa Nazar, Mary Vieira e Maria Bonomi, entre outras.

Com curadoria de José Luis Hernández Alfonso e Laura Rodríguez, a mostra busca evidenciar que no universo das artes não é o fator gênero que define os atributos artístico-estéticos das obras e sim o potencial criativo de quem as executa.

Durante a visita, o público terá a oportunidade de observar diferentes técnicas, das mais significativas linguagens formais e conceitos artísticos do período que a mostra aborda, como pintura, gravura, desenho, escultura, objeto, fotografia e vídeo.

A exposição está dividida em três núcleos. O primeiro núcleo reúne obras segundo afinidades estilísticas, respeitando o fluir do tempo da criação e possibilitando que dialoguem artisticamente entre si. No segundo núcleo, localizado no centro do espaço expositivo, estão presentes obras das mais consideradas e habilidosas gravuristas, que podem tornar-se exemplo do protagonismo das artistas brasileiras no percurso da história da gravura no país. Por meio de fotografias e videoinstalação, o terceiro núcleo evidencia a estima, a expressividade formal e o amplo espaço que essas manifestações vêm ocupando nas artes visuais.

agenda

ELAS. MULHERES ARTISTAS NO ACERVO DO MAB. Museu de Arte Brasileira da FAAP. Sala Annie Alvares Penteado. Rua Alagoas, 903 – Prédio 1 – Higienópolis – São Paulo. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h (entrada até 18h). Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (entrada até 17h). Fechado às terças-feiras, inclusive quando feriado. Entrada Gratuita. Até 18/12/16.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *