Exposição “Aquilo que nos Une” na Caixa Cultural de São Paulo

História das Artes > Sala dos Professores > Exposição “Aquilo que nos Une” na Caixa Cultural de São Paulo
Exposição “Aquilo que nos Une” na Caixa Cultural de São Paulo

A Caixa Cultural São Paulo abriu no dia 11 de março, a exposição ‘Aquilo que nos une’, com 40 obras que utilizam a costura e o bordado como expressão poética e suporte.

Sob a curadoria de Isabel Portella, a mostra reúne 28 artistas de diferentes gerações que lidam de maneiras variadas com o ato de costurar e compõem, nesse campo, conceitos subjetivos e peculiares de tempo, espaço e convívio social.

Exposição ‘Aquilo que nos une’ apresenta coletiva com obras ligadas pela costura. Mostra traz obras de artistas que utilizam linha, agulha, bordado e afeto na expressão de sua poética.

A mostra ‘Aquilo que nos une’ trata da delicadeza, da sensibilidade da alma, das questões que estão à flor da pele. O que une é mais do que uma linha, é criação de sentidos. É mais do que costura, é processo.

O linho e o algodão, a fotografia, o vídeo, a chapa de metal, a madeira, o plástico, o gesso e o cristal conferem firmeza à narrativa, amarram questões e histórias que são de todos, mas que cada artista desenvolve na sua linguagem única.

Trabalhos históricos de Bispo do Rosário, Leonilson, Tunga, Waltercio Caldas e Anna Bella Geiger, artistas que marcaram um período da produção nacional juntam-se à recente e vibrante produção contemporânea de Adriana Varejão, Rosana Palazyan, Ana Miguel, entre outros.

O viés de curadoria alinhava a poética de diferentes artistas com linguagens distintas e permite criar conexões e estabelecer um diálogo harmônico entre as obras.

“O que todos esses artistas fazem é produção de imagem, de signos e de linguagem. Esta exposição reflete uma linha de pesquisa estética contemporânea – a junção da arte e da manufatura. São fios que conduzem histórias e narrativas visuais, bordados que constituem estratégias, jogos de dilemas e tragédias, de almas e de fissuras. Os artistas convertem o desenho em bordado e a costura em fio condutor de ideias. Agulha e linha são os elementos deflagradores de imagens conferindo espessura de sentido ao imaginário”, comenta a curadora Isabel Portella.

A lista completa dos artistas cujas obras estarão na mostra segue: Adriana Varejão, Adrianna Eu, Anna Bella Geiger, Ana Linnemann, Bispo do Rosário, Ana Miguel, Carolina Ponte, Caroline Valansi, Clarisse Tarran, Claudia Hersz, Elisa Castro, Emmanuel Nassar, Jozias Benedicto, Leonilson, Letícia Parente, Marcos Chaves, Nazareno, Nazareth Pacheco, Renato Bezerra de Mello, Rodrigo Mogiz, Rosana Palazyan, Sonia Gomes, Tunga, Ursula Tautz, Vera Bernardes e Waltercio Caldas.

Algumas obras:

 

Caixa Cultural de São Paulo. Praça da Sé, 111 – Sé – São Paulo – SP. Aberta de terça a domingo, das 9h às 19h. Até 14/05/17.

Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *