Exposição Frida Kahlo | Suas Fotos – Olhares sobre o México

História das Artes > Sala dos Professores > Exposição Frida Kahlo | Suas Fotos – Olhares sobre o México
Exposição Frida Kahlo | Suas Fotos – Olhares sobre o México

Graças ao seu interesse pela arte fotográfica e a sua relação com fotógrafos de destaque, Frida Kahlo reuniu um conjunto numeroso de imagens que são verdadeiras jóias tanto pela sua qualidade visual, no caso das anônimas, como pelo seu valor, no caso das assinadas por grandes artistas.

Em Frida Kahlo – Suas Fotos | Olhares sobre o México, o público terá acesso a um destes valiosos conjuntos: a seção intitulada Fotografia composta por 25 imagens que ganhará uma expografia especial com uma entrada inspirada na Casa Azul.

A exposição é composta por retratos realizados por autores de destaque da história da fotografia e amigos pessoais de Frida como Guillermo Kahlo (seu pai), Man Ray, Martin Munkácsi, Edvard Weston, Brassaï, Tina Modotti, Pierre Verger e Manuel Álvarez Bravo. As fotografias exibidas se destacam pela visão particular que cada um desses profissionais tinha do México e da sua cultura, da sua história e dos seus protagonistas. Cada fotógrafo deu pessoalmente as imagens a Frida e, inclusive, ela utilizou alguns destes motivos na sua pintura, como é o caso do gato preto de Martin Munkácsi.

Sobressaem as fotografias de Tina Modotti e de Edvard Weston do período revolucionário – algumas das mais valiosas desta coleção – juntamente com as quatro fotografias tiradas e assinadas por Frida Kahlo e as duas não assinadas, mas cuja autoria pode atribuir-se à pintora.

Originalmente pensada para um espaço único, no Brasil a exposição do Museu Frida Kahlo ganha uma montagem diferente de suas exibições anteriores. Embora com o mesmo conteúdo, o acervo será dividido entre os dois espaços culturais: “Frida Kahlo – Suas Fotos” será exposta no Museu da Imagem e do Som – MIS SP, enquanto “Frida Kahlo – Suas Fotos | Olhares sobre o México” pode ser vista no Espaço Cultural Porto Seguro.

Para integração entre as instituições, os visitantes poderão utilizar o serviço gratuito de uma van, que transportará o público de um espaço cultural para o outro. As mostras são complementares e o ingresso adquirido no Museu da Imagem e do Som – MIS SP ou no Espaço Cultural Porto Seguro dá acesso livre a ambas exposições; basta o visitante apresentar o bilhete na entrada.

agenda

Espaço Cultural Porto Seguro. Aberto de terça a sábado, das 10h às 19h, domingos e feriados, das 10 às 17h. Entrada R$ 6 e R$ 3 (meia). Ingresso válido para ambas as exposições. Gratuito, às terças. Até 20/11/16.

Serviço de van gratuito transporta o público nos trajetos entre MIS e Espaço Cultural Porto Seguro e vice-versa. Saídas a cada 1 hora. Terças a sábados, das 12h às 19h. Domingos e feriados, das 11h às 17h.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *