Exposição Levantes – Sesc Pinheiros – São Paulo

História das Artes > Sala dos Professores > Exposição Levantes – Sesc Pinheiros – São Paulo
Exposição Levantes – Sesc Pinheiros – São Paulo

Com ênfase em referências relacionadas à insurgência como expressão artística e social, a exposição “Levantes”, no Sesc Pinheiros, convida o público a uma reflexão sobre as manifestações populares por meio da arte.

Levantes é uma exposição transdisciplinar sob a perspectiva das emoções coletivas.

Estão presentes as diferentes formas de representação dos levantes, atos populares, políticos, engajados nas transformações sociais, nas revoltas e/ou revoluções.

Os anseios, as forças da natureza, os impulsos e gestos corpóreos, os testemunhos tratando daquilo que nos mobiliza a sublevar, a transformar, são apresentados por meio de instalações, pinturas, fotografias, documentos, vídeos e filmes contemporâneos, demonstrando as múltiplas maneiras de transformar quietude em movimento, submissão em revolta, renúncia em alegria expansiva.

A exposição é uma proposição do filósofo e historiador da arte Georges Didi-Huberman que é um dos grandes intelectuais franceses de sua geração, autor de dezenas de livros, cujas reflexões abrangem desde a filosofia da imagem à história da arte, passando pelo cinema e pela literatura.

A mostra é uma realização da instituição francesa Jeu de Paume e conta, desde sua concepção, com a itinerância para outras cidades, assim como esta que o Sesc Pinheiros recebe.

Para o recorte brasileiro, o curador prevê ainda a inserção de obras que estejam diretamente relacionadas ao contexto do país, objetivando inserir discursos locais fundamentais para a reflexão do assunto.

A mostra já esteve em itinerância na cidade de Barcelona e Buenos Aires e logo após São Paulo, seguirá para a cidade do México e Montreal.

Esta exposição é uma realização do Sesc em São Paulo em parceira com Jeu de Paume. Tem apoio da Embaixada da França no Brasil e Institut Français.

Sesc Pinheiros – São Paulo
Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros – São Paulo – SP – Tel.: 11- 3095 9400
Horário: Terça a sexta, das 10h30 às 21h30; sábados, das 10h30 às 21h; domingos e feriados, das 10h30 às 18h30
Local: Espaço Expositivo (2º andar) – Até 28 de janeiro de 2018

Fique atento aos horários, eles podem sofrer alterações. Consulte o site oficial da instituição.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *