Exposição Para Lá e Após – Espaço das Artes da ECA USP

História das Artes > Sala dos Professores > Exposição Para Lá e Após – Espaço das Artes da ECA USP
Exposição Para Lá e Após – Espaço das Artes da ECA USP

o EdA – Espaço das Artes inaugura nove exposições individuais simultâneas, sob o título geral de Para Lá e Após.

O artista convidado Raul Mourão apresenta a sua exposição ao lado de mostras individuais de Mariana Chama, Isis Gasparini, Angélica Del Nery, Priscila Guerra, Fabíola Salles Mariano, Arturo Gamero, Cleber Alexsander e Diogo de Moraes, que exibem trabalhos em técnicas diversas (instalação, fotografia, pintura, escultura, entre outros) desenvolvidos com base em pesquisas recentes de pós-graduação.

A realização simultânea das exposições é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA, com o apoio do Departamento de Artes Plásticas

Em Pra lá, o artista convidado Raul Mourão reúne os trabalhos Setas, feitos em pintura diretamente nas paredes do espaço expositivo a partir da apropriação de signos de sinalização urbana, e Murundum, instalação que desenvolve uma das séries mais importantes na produção do artista.

Nas palavras de Paulo Herkenhoff, as estruturas dessa série “deslocam a malha cubista para a experiência de poder e a lógica da arquitetura vernacular da classe média, incluindo seus mecanismos de proteção do capital, símbolos de status, instrumentos de trabalho e aparelhos domésticos contra o roubo e o vandalismo”.

Mira#1 – Escultura de Raul Mourão

Mira #1, uma escultura cinética de grande formato em aço corten posicionada em frente à fachada principal do edifício, completa o conjunto de obras de Mourão expostas no EdA, nas quais articulam-se – como de modo geral na produção do artista – geometria, eloquência e humor.

Como destaca o crítico e curador Luiz Camilo Osório: “a geometria implica um compromisso com a simplicidade estrutural. A eloquência aponta para uma presença sempre muito direta e imediata da forma.

O humor é o tempero que deixa atravessar um sopro de inteligência, quebrando a austeridade da geometria e impedindo a facilitação comunicativa”.

Sobre o Espaço das Artes

O local antes de se mudar para o antigo Detran, no parque do Ibirapuera, o Museu de Arte Contemporânea da USP tinha sede na Cidade Universitária.
Esse mesmo endereço, que reabriu como espaço expositivo com o nome de Espaço das Artes (EdA), desenvolve debates sobre a arte contemporânea, e inaugura a exposição com obras de artistas que cursam ou cursaram pós graduação em artes visuais na USP.

EdA – Espaço das Artes da ECA-USP (edifício da antiga sede do MAC-USP)
Endereço: Rua da Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária-USP, São Paulo
Informações: (11) 2648-1426
Horário: segunda a sexta-feira, 9h às 20h
Visitação: até 25 de novembro

Fique atento ao horário, eles podem sofrer modificações. Consulte sempre o site oficial da instituição.
.

 

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *