Exposição Santos-Dumont

História das Artes > Sala dos Professores > Exposição Santos-Dumont
Exposição Santos-Dumont

O Itaú Cultural apresenta pela primeira vez a exposição que remonta a trajetória do homem que se dedicou à inovação, ao design e à ciência.

O visitante é convidado a passear por diversos lugares e momentos que fizeram parte da história do inventor, como a fazenda Cabangu, onde nasceu, e a Belle Époque francesa, em que conquistou sua fama.

Objetos, documentos e fotos do aviador integram a exposição, com imagens que resgatam os balões, dirigíveis e aeroplanos. Há ainda uma reprodução de sua biblioteca, com publicações que o inspiraram, além de algumas de sua autoria.

A coleção conta com grande quantidade de jornais. Isso se dá por um costume de Santos-Dumont – para não perder nada do que era publicado sobre ele e suas invenções mundo afora, contratou pelo menos quatro empresas especializadas em rastrear jornais. Assim, toda vez que seu nome era mencionado, recebia um recorte da reportagem. Apesar de muitos deles estarem em francês, é possível ler os textos traduzidos, junto aos originais.

Os bilhetes postais – uma febre do início do século 20 – também estão representados na exposição, com alguns que são estampados por criações de Santos-Dumont reunidos em uma publicação. Para finalizar, uma homenagem ao famoso Demoiselle: uma réplica em tamanho real do aeroplano.

agenda

Santos-Dumont na Coleção Brasiliana Itaú. Avenida Paulista, 149 – São Paulo. Aberto de terça a sexta, das 9h às 10h, sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h. Entrada gratuita. Até 29/01/17.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *