Galeria das Carruagens em Versalhes

História das Artes > Sala dos Professores > Galeria das Carruagens em Versalhes
Galeria das Carruagens em Versalhes

A Galeria das Carruagens do Palácio de Versalhes estava fechada ao público desde 2007, reabriu em maio de 2016, graças ao patrocínio da Fundação Michelin. Recentemente restaurada, esta coleção de carruagens, uma das maiores na Europa, ainda está, em grande parte, desconhecida do público.

É apresentada em um novo espaço do museu. em frente à entrada principal do palácio, na “Grande Écurie du Roi”. Os Estábulos Reais foram construídos pelo grande arquiteto Jules Hardouin-Mansart, entre 1679 e 1682, ali eram abrigados os cavalos e as inúmeras carruagens do rei e de sua corte.

Projetadas para arrefecer o astral da nobreza, as carruagens de Versalhes são obras-primas. Luxuosas, extremamente decoradas com ouro e esculturas e feitas por artistas da corte. Além de sua qualidade artística, a coleção também é uma espécie de “Salão do Automóvel dos séculos 18 e 19”, pois apresenta os mais belos protótipos de desenvolvimento da mecânica do veículo: tração, direção, suspensão, primeiros cupês, conversíveis, etc.

As carruagens são muito mais que simples meios de transporte, elas são símbolos do poder dos monarcas e demonstram a alta qualidade dos artesãos franceses que serviam à corte. A construção de uma carruagem durava meses e envolvia o trabalho de uma grande equipe de escultores, de artesões do metal, de tecelões para a decoração interior, e claro, de técnicos na montagem do veículo.

A galeria conta com exemplos de várias carruagens famosas, que participaram de dias marcantes da História da França. Podem ser vistas as carruagens do casamento de Napoleão I, da coroação de Charles X, do funeral de Luís XVIII, pequenas carruagens das crianças de Maria Antonieta e uma coleção de trenós do reinado de Luís XV.

A carruagem utilizada na coroação do rei Charles X, em 1825, considerada a maior da Europa, possui um fato curioso. O rei queria trazer a grandiosidade do Ancien Regime (regime anterior à Revolução Francesa), e ordenou a construção dessa carruagem, que é considerada uma das obras primas da coleção francesa. Ela é decorada por inúmeras esculturas, recoberta de folhas de ouro e tem a decoração interior em seda e bordados. Porém, para não acordar a ira da população com os gastos exorbitantes, a carruagem foi enviada à Reims, local da coroação, dissimulada por um tecido.

agendaGaleria das Carruagens (Galerie des Carrosses). Palácio de Versalhes, localizada em frente à entrada principal do palácio, na “Grande Écurie du Roi”. Aberta de terça a domingo, das 12h30 até 18h30 de abril a outubro e das 12h30 às 17h30 de novembro até março. A entrada na galeria é permitida até 45 minutos antes do fechamento. Entrada gratuita. Faça sua reserva da entrada pelo site oficial do museu.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *