Galeria de Médicis no Museu do Louvre

História das Artes > Sala dos Professores > Galeria de Médicis no Museu do Louvre
Galeria de Médicis no Museu do Louvre
   

O Museu do Louvre é o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico em Paris, França. Aproximadamente 38.000 objetos, da pré-história ao século XXI, são exibidos em uma área de 72.735 metros quadrados. O Louvre é um dos museus de arte mais visitado do mundo, recebendo milhões de visitantes anualmente.

Uma das tantas galerias que compõe o Louvre, encontra-se a Galeria de Médicis

Essa galeria conserva vinte e quatro telas monumentais realizadas pelo artista flamengo Peter Paul Rubens, entre 1622 e 1625.

O tema central da pintura é a trajetória da rainha Maria de Médicis, suas lutas e vitόrias.

O conjunto é chamado de « Ciclo de Maria de Médicis », no qual Rubens retrata a vida da soberana, de seu nascimento em Florença, sua vinda para a França para casar-se com o rei Henrique IV até seu afastamento da corte, em 1630, quando seu herdeiro Luίs XIII assume a coroa da França.

Rubens enaltece a soberana, dando ao tema uma dimensão quase mίtica, misturando narração histόrica e alegórica com a presença de deuses da antiguidade.

As pinturas foram encomendadas para decorar uma das galerias do palácio de Luxemburgo onde a rainha Maria de Médicis, viúva, fixou residência à partir de 1625.

Desde 1815, o “Ciclo de Maria de Médicis” foi transferido para o Pavilhão Richelieu do Museu do Louvre.

Detalhe da Galeria Médicis, com algumas obras de Peter Paul Rubens retratando obras do Ciclo de Maria de Médicis.

O rei Henrique IV delega a Regência para a rainha Maria de Médicis em 20 de março de 1610, antes de partir para a guerra na Alemanha.

Nas telas, o artista usou as figuras reais sem deixar de lado as figuras alegóricas representando, por exemplo: a Prudência e a Generosidade em um deles.

COMO CITAR?

Para citar o História das Artes como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Galeria de Médicis no Museu do Louvre. História das Artes, 2020. Disponível em: <http://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/galeria-de-medicis-no-museu-do-louvre/>. Acesso em 28 Nov 2020.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: