Gold – Mina de Ouro Serra Pelada | Sesc Avenida Paulista | SP

História das Artes > Sala dos Professores > Gold – Mina de Ouro Serra Pelada | Sesc Avenida Paulista | SP
Gold – Mina de Ouro Serra Pelada | Sesc Avenida Paulista | SP

Exposição do premiado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

O registro, feito na década de 1980, mostra a realidade do que foi o maior garimpo a céu aberto do mundo, na região da Amazônia Paraense.

Em mais de cinquenta fotos, a exposição revela o cotidiano da mina de onde foram extraídas toneladas de ouro em mais de uma década de exploração.

Pelas lentes do fotógrafo mineiro o visitante percorre a realidade da jazida, os trabalhadores em atividade, as condições precárias, e a “febre do ouro” que reuniu cerca de 50 mil garimpeiros no auge do período de extração.

Sebastião Salgado passou um mês no local registrando a chegada de pessoas de todos os cantos do Brasil, o ambiente imerso na brutalidade do trabalho, os sonhos de quem vinha para construir seu futuro e a esperança de encontrar um dos materiais mais cobiçados na história da humanidade.

Mina de Ouro Serra Pelada – Fotografia Sebastião Salgado

A exposição tem a curadoria e design de Lélia Wanick Salgado, responsável pela editoria e organização de todo o trabalho de Sebastião Salgado, co-fundadora da agência Amazonas Images e do Instituto Terra.

Ocupando um andar inteiro da Unidade e outro reservado para a ação educativa, “Gold – Mina de Ouro Serra Pelada”  .

Garimpeiro de Serra Pelada – Fotografia Sebastião Salgado

“O que dizer desse metal amarelo e opaco que leva homens a abandonar seus lares, vender seus pertences e cruzar um continente, a fim de arriscar suas vidas, seus corpos e sua sanidade por causa de um sonho?”
Sebastião Salgado

Sesc Avenida Paulista. Avenida Paulista, 119 – Bela Vista – São Paulo. Aberta de terça a sábado, das 10h às 21h30; domingo, das 10h às 18h30. Entrada gratuita Até 03/11/19.

Fique atento! O horário pode ser alterado. Consulte o site oficias da Instituição.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: