In Natura – Exposição de Fotografias na Caixa Cultural de São Paulo

História das Artes > Sala dos Professores > In Natura – Exposição de Fotografias na Caixa Cultural de São Paulo
In Natura – Exposição de Fotografias na Caixa Cultural de São Paulo

In Natura – Exposição do Fotógrafo e Cineasta Jorge Bodanzky. A série nasceu das investigações formais em fotografia digital empreendidas pelo cineasta, com imagens produzidas em diversos lugares do Brasil, destacando-se, como é comum em sua trajetória, a Amazônia.

Contrariamente à natureza-morta, tema caro à pintura ocidental, o nome remete ao estado vivo da natureza, não transformado, o qual o fotógrafo não apenas é capaz de registrar, mas que acaba recriando.

“Das imagens saltam folhas que respiram, troncos que se movem, florestas mágicas e horizontes coloridos.

O trabalho percorre desde as imagens de maior contraste, pontuadas por elementos gráficos marcantes, às paisagens bucólicas, suspensas, indecisas, que lembram a pintura impressionista.

Embora possa alcançar a abstração, não há a mínima intenção de se dissociar do real. Pelo contrário, Bodanzky busca potencializá-lo, fazê-lo ressurgir em uma natureza-outra, não estática, refeita em si mesma e repleta de vitalidade. O instante prolongado que surge das cores, volumes, rastros e borrões faz com que a natureza não seja nunca inteiramente capturada pelo quadro.

Para Bodanzky, como no cinema, interessam os planos, passagens, as sucessões de espaços e tons nas imagens, sem que haja necessariamente uma intervenção sua, a não ser aquela que provém unicamente da sua capacidade de olhar através da lente.

Com a câmera sempre em movimento, seja no cinema ou na fotografia, o artista dissolve os limites e cria transições, recriando a natureza essencialmente a partir de cores e volumes. Na tentativa de reconhecer, identificar ou refazer o que foi retratado, o espectador se vê imerso nas imagens.”

A exposição aponta para uma linha de produção fotográfica mais experimental e reflexiva, contribuindo para incentivar a pluralidade e inovação nas propostas artísticas que envolvem a linguagem da fotografia digital.

In Natura. Caixa Cultural de São Paulo. Praça da Sé, 111 – Sé – São Paulo – SP. Aberto de terça a domingo, das 9h às 19h. Entrada gratuita. Até 14/05/17.

Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *