Masp retoma os cavaletes originais

História das Artes > Sala dos Professores > Masp retoma os cavaletes originais
Masp retoma os cavaletes originais

A ousadia da arquiteta Lina Bo Bardi na criação do Masp, em 1968, não escreve apenas no projeto do edifício que parece flutuar em plena avenida Paulista e cria um vão livre propício à convivência, mas também na forma como ela pensou o espaço ao abolir a caixa branca e colocar as obras suspensas em painéis transparentes.

Abandonados desde 1996, os cavaletes de cristal de Lina estão de volta ao Masp desde 14/12/2015, por iniciativa do curador da casa Adriano Pedrosa, na exposição “Acervo em Transformação”. A ideia da mostra é propor diferentes leituras para as obras já muito associadas ao Masp ao colocá-las em meio ao caos estabelecido pelos cavaletes. A nova expografia substitui a hierarquia tradicional, na qual alguns trabalhos se sobrepõe a outros,e transforma o visitante no verdadeiro curador, dano a ele a autonomia de estabelecer relações a partir da forma como passeia no espaço.

Ao todo são apresentadas 119 obras provenientes de diversas coleções do museu, abrangendo um arco temporal que vai do século 4 a.c. a 2008 com foco na arte figurativa, em cavaletes reconstruídos com sistema antitrepidação em base de concreto e chapas de vidro policarbonato.

Veja aqui a lista de artistas e obras expostas.

Masp, avenida Paulista, 1578, Cerqueira César, São Paulo. De ter. a dom., das 10h às 18h. Qui., das 10h às 20h. R$ 25 (grátis às terças).

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *