Mulheres no Universo de Brecheret – MuBE

História das Artes > Sala dos Professores > Mulheres no Universo de Brecheret – MuBE

Comemorando 20 anos de sua fundação, o MuBE – Museu Brasileiro da Escultura revela ao público paulista 8 relevos, em mármore travertino, do escultor Victor Brecheret, que decoravam um edifício da Rua Boa Vista, no centro urbano de São Paulo, no prédio do Banco Cruzeiro do Sul. Hoje, as obras pertencem ao acervo Instituto Moreira Sales e estão em comodato com o Instituto Victor Brecheret.Desaparecidos do horizonte da cidade, quando da reforma do edifício, agora retornam mostrando, não só a inigualável qualidade artística do escultor de São Paulo, mas a revelação da potência do feminino no seu universo criativo.

As mulheres encarnam todas as benéficas, prósperas e progressistas atividades responsáveis pelo acelerado progresso de São Paulo que, na década de 50, era a locomotiva do Brasil, dando início à instalação do centro financeiro mundial, que é hoje.

Nestes painéis, Brecheret materializou Mulheres Poderosas, que encarnam alegorias ou símbolos dos mananciais das riquezas do Estado de São Paulo e do Brasil.

agenda

MuBE – Museu Brasileiro da Escultura. Avenida Europa, 218, entrada pela Rua Alemanha, 221, São Paulo. De terça a domingo, das 10h às 19h. Entrada gratuita. Até 26/06/16.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *