Museu Casa de Rembrandt

História das Artes > Museus > Museu Casa de Rembrandt
Museu Casa de Rembrandt

Rembrandt viveu e trabalhou nessa bela e monumental casa de 1639 a 1658. Baseado em um inventário da época, a casa foi redecorada com móveis, obras de arte e objetos do século 17.

Na casa de Rembrandt são feitas demonstrações diárias das técnicas para produzir gravuras e pinturas em horários programados pelo museu. Além disso, há um workshop em que você pode produzir a sua própria gravura no estúdio de aprendizes de Rembrandt.

O museu também possui a coleção quase completa das mundialmente famosas gravuras de Rembrandt. Parte da coleção fica exposta permanentemente na galeria de exposições. Também há exposições temporárias, nas quais são exibidos trabalhos de antecessores e contemporâneos de Rembrandt, bem como trabalhos modernos e atuais na ala moderna do museu.

No estúdio de Rembrandt também está conservado e nos coloca à vista seus objetos de trabalho e de inspiração. Todos os dias existem demonstrações de como o pintor produzia suas tintas (as tintas em tubo começaram a ser vendidas apenas no século 19) e são ensinadas por especialistas dentro do próprio estúdio.

A antiga cozinha é um dos melhores cômodos do Museu Casa Rembrandt, proporciona um olhar fascinante sobre a vida doméstica de Rembrandt.

Outro ponto interessante da visita é a coleção de objetos exóticos mantida por Rembrandt, mantida num dos quartos da casa. Há penas indígenas, conchas de praias distantes, cascos de tartarugas, estátuas gregas, dentre outros.

Uma curiosidade é o piso quadriculado preto e branco comum na Holanda e nos quadros pintados por mestres holandeses, por exemplo Vermeer. O piso é de verdade, original da época de Rembrandt, mas na realidade é apenas uma colagem feita sobre madeira para imitar o efeito do mármore. Naquele tempo, além de raro, mármore era coisa de gente riquíssima, e nem mesmo Rembrandt – um gastador de primeira – investiu seus florins em mármore.

Museu Casa de Rembrandt (Museum Het Rembrandthuis). Jodenbreestraat 4, 1011 NK Amsterdam. Aberto diariamente, das 10h às 18h.

Fique atento! Horários podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os sites oficiais.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *