Tiamm Schuoomm Cash!

História das Artes > Sala dos Professores > Tiamm Schuoomm Cash!
Tiamm Schuoomm Cash!

A Pinacoteca de São Paulo está exibindo ‘TIAMM SCHUOOMM CASH!’, instalação inédita de José Spaniol, pintor, desenhista, gravador, escultor e professor nascido em São Luiz Gonzaga (RS). A mostra faz parte do Projeto Octógono e inaugura o calendário deste programa em 2016.

O trabalho faz referência a uma onda e foi desenvolvido a partir da observação do mar, da imprevisibilidade e da surpresa que os oceanos sugerem. Posicionado no octógono da Pinacoteca, ele foi construído a partir de dois barcos de madeira, medindo seis metros de comprimento cada, elevados a 10 metros de altura, sustentado por escoras de bambu. A suspensão dos barcos sugere uma paisagem escultórica, na qual a ausência da água e de seu movimento é posto em tensão pelo ritmo das escoras, criando um cenário ficcional.

Essa obra faz parte de uma série de trabalhos relacionados às sonoridades do mar e sugere que o observador a aprecie a partir de um ponto de vista improvável e desestabilizador. “TIAMM SCHUOOMM CASH! ocupa o mesmo eixo das pinturas ascensionais, de cúpulas e dos tetos. Semelhante às composições orientais, nos vemos diante de uma perspectiva aérea, onde as relações espaciais não se definem por aspectos fixos. Esses planos elevados provocam certa vertigem, enfraquecem as medidas e tendem a dissolver os limites”, explica José Spaniol.

agenda

Pinacoteca de São Paulo.  Praça da Luz, 2, Bom Retiro, São Paulo. De qua. a seg., das R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudante). Grátis aos sábados. Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam. Até 30/05/2016.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *