Mostra inédita no país “Bill Viola – Visões do Tempo”, que, dialogando com a proposta da unidade marcada pelo trinômio corpo-arte-tecnologia, reúne uma seleção de obras produzidas nos últimos 20 anos pelo artista, pioneiro na linguagem da videoarte e imagem em movimento e considerado um dos artistas contemporâneos mais importantes do mundo.
Apresentando um recorte de videoinstalações produzidas nas duas últimas décadas a curadoria da exposição foi realizada por Kira Perov, diretora executiva do Bill Viola Studio, em diálogo com Juliana Braga de Mattos e Sandra Leibovici, do Sesc São Paulo.
Bill Viola é um artista contemporâneo pioneiro em videoarte e imagem em movimento.
Dono de um trabalho amplamente reconhecido, o artista norte-americano investiga os ciclos de vida, morte e renascimento.
Suas peças estão frequentemente ligadas à história da arte e abordam assuntos e conceitos como a percepção e espiritualidade.

Esta exposição apresenta obras das duas últimas décadas, como as séries de vídeo em tela plana Martyrs (2014), Transfigurations (2007/2008), projeções como a instalação Inverted Birth (2014), e outras produções dos anos 2000, entre as quais Study for the Path (2002) e The Quintet of Silent (2000).

Também são apresentados trabalhos do início de sua carreira, da década de 1970 até meados de 90, em programas de vídeo mensais no auditório da unidade.
A mostra foi idealizada e organizada pelo Sesc em colaboração com o Bill Viola Studio.
Outra ação paralela é o lançamento do livro Bill Viola, de John G. Hanhardt, em português.
A publicação é um boa nova para pesquisadores do artista que tem dificuldade de encontrar no Brasil materiais sobre o artista.
Sesc Avenida Paulista. Avenida Paulista, 119 – 5º andar, São Paulo. SP. Aberta de terça a sábado, 9h às 22h; domingo das 10h às 19h. Gratuita. Até 09/09/18.
Fique atento! O horário pode sofrer modificação. Consulte o site oficial da instituição.