Mapa Mental

Mapa Mental

O cérebro humano adora fazer conexões, associar uma coisa à outra, é assim que aprendemos a longo prazo. Uma boa saída para sair da “decoreba” é usar as preferências do cérebro para reter e construir informações e conhecimentos.

Um recurso que comprova isso é o mindmapping, os mapas mentais. Trata-se de um método gráfico de registros de informações que favorecem significativamente os processos de organização, hierarquização, memorização, síntese e criação de conhecimentos. Os mapas mentais utilizam-se de recursos que estimulam distintas áreas do cérebro criando novas conexões entre informações, denominados Focalizadores de Atenção.

Os Mapas Mentais, foram criados pelo inglês Tony Buzan. Sua ideia era aprimorar o processo de aprendizagem e memorização utilizando uma abordagem não linear de encadeamento de informações. O método de registro de ideias proposto por Buzan remete à maneira como o nosso cérebro armazena informações nos neurônios, como uma rede de pesca, ou vários galhos de uma árvore, que saem do núcleo para as extremidades.

Enquanto cuidamos de fazer as associações, o cérebro cuida de outras tarefas importantes: desenvolver a percepção de vários aspectos de um assunto, aprimorar a memorização pela conexão entre ideias essenciais e imagens, organizar e hierarquizar conhecimentos, desenvolver a objetividade, estimular a visão geral de ideias, desenvolver a capacidade de síntese, aprimorar o pensamento sistêmico, entre outras.

Veja as dicas de como criar um Mapa Mental, por João Alves:


Exemplos de mapas mentais:

Exercitando esse método, você ampliará suas competências intelectuais e criativas.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *