Exposição 50 Anos do Museu Lasar Segall

História das Artes > Sala dos Professores > Exposição 50 Anos do Museu Lasar Segall
Exposição 50 Anos do Museu Lasar Segall

O Museu Lasar Segall completa meio século de história. Para comemorar, o museu abre a exposição “1967-2017 Museu Lasar Segall 50 anos”, a mostra vai agrupar acervos arquivísticos, bibliográficos e artísticos de exposições já realizadas.

O Museu Lasar Segall (MLS), idealizado por Jenny Klabin Segall, viúva do artista, e implantado por seus filhos, Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall, foi inaugurado em 21 de setembro de 1967.

Ao longo de seus cinquenta anos, a instituição, que tem como missão preservar, estudar e divulgar a obra de Lasar Segall, deixou sua marca registrada no cenário museológico brasileiro como um museu pautado na experimentação e no pioneirismo, para além de um espaço de contemplação.

Sua trajetória evidencia os traços do amadurecimento para a consolidação de uma instituição cultural propulsora de vivências e experiências no campo das artes visuais, da ação educativa, nas áreas de literatura, música, cinema e teatro.

A política cultural do MLS, que teve na figura de Mauricio Segall o seu principal mentor, buscou durante sua caminhada fomentar nos frequentadores uma consciência crítica.

A frente da instituição por 30 anos, Mauricio deixou sua marca, protagonizando a função social do museu, baseada em princípios participativos, tendo um olhar humanista em relação aos seus colaboradores e coerência em suas ações.

Postura que marcou indelevelmente a instituição, considerada por funcionários e frequentadores, uma verdadeira escola de vida.

Dando início às comemorações do cinquentenário do Museu Lasar Segall, essa mostra tem a oportunidade de evidenciar, por meio de seus cinco acervos institucionais, aspectos importantes de um percurso inovador, construído de forma democrática e estimulante, legitimando o Museu como um verdadeiro instrumento de transformação social, vivo e dinâmico.

Museu Lasar Segall. Rua Berta, 111 – Vila Mariana – São Paulo – SP. Aberto diariamente, das 11h às 19h. Fechada às terças. Entrada livre e gratuita. Até 24/09/18.

Fique atento! Os horários podem sofrer alterações. Consulte sempre o site oficial da instituição.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *