Museu Jenisch de Vevey

História das Artes > Museus > Museu Jenisch de Vevey
Museu Jenisch de Vevey

Situado em Vevey, é um museu de belas artes e gravuras em Vevey, Vaud, na Suíça às margens do Lago de Genebra.

Foi fundado em 10 de março de 1897,  graças a uma doação de 200.000 francos de Fanny Jenisch, esposa do senador de Hamburgo Martin Johan Jenisch, uma patrona alemã que se apaixonou, pela cidade.

Foi projetado no estilo neoclássico pelo arquiteto Louis Maillard e Robert Convert.

O segundo maior museu de arte do cantão de Vaud, o Museu Jenisch de Vevey, dedica a maior parte de suas exposições ao desenho e à gravura.

Tem abrigado a coleção cantonal de gravuras (Cabinet cantonal des estampes) desde 1989, e possui uma coleção que inclui cerca de 10.000 desenhos e 35.000 impressões, além de 1.300 pinturas, sendo inteiramente dedicados a trabalhos em papel, com uma coleção única de desenhos e gravuras na Suíça.

Renovado em 2012, o edifício neoclássico que celebrou o seu 120º aniversário em 2017 é o palco de três exposições temporárias por ano, bem como tapeçarias especiais sobre uma variedade de tópicos que refletem as várias facetas das propriedades do museu, incluindo obras de Alechinsky, Balthus, Corot, Courbet, Dürer, Giacometti, Hodler, Ingres, Morandi, Picasso, Rembrandt, Vallotton e Vuillard.

Uma das salas expositivas do Museu Jenisch de Vevey

Desde 1988, o museu abriga a Fundação Oskar Kokoschka, uma coleção que inclui mais de 2.300 números de inventário, compostos de pinturas, aquarelas, desenhos e quase todas as gravuras do artista.

Uma das principais atrações culturais da região, o Museu Jenisch se dedica a promover a rica variedade de trabalhos em papel e mostrar impressões e desenhos de todas as épocas.

Organiza eventos e workshops regulares, especialmente para crianças, para transmitir essa paixão a um público mais amplo.

Museu Jenisch. Avenida de la Gare 2 1800, Vevey, Suíça. Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h, exceto quinta-feira, das 10h às 20h.

Fique atento ao horário. eles podem ser modificados. Consulte o site oficial da instituição.

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *