Volpi: Pequenos Formatos

História das Artes > Sala dos Professores > Volpi: Pequenos Formatos
Volpi: Pequenos Formatos

Com curadoria de Aracy Amaral a exposição Volpi: Pequenos Formatos exibe uma parcela significativa da coleção Ladi Biezus sobre as obras do pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi.

A exposição reúne 74 peças raras entre telas e desenhos sobre papel e azulejos. As obras menores eram, para o artista italiano radicado em São Paulo, uma espécie de preparação anterior à pinturas de telas mais amplas.

Com abrangência que vai dos anos 1930 ao final da década de 70, a mostra faz um passeio cronológico pela linguagem do pintor. Primeiro, o período impressionista e os trabalhos de juventude, com cenas do cotidiano urbano, seguidas por paisagens marinhas e imagens religiosas e, mais tarde, as obras de caráter não figurativo e geometrizante – que incluem as famosas pinturas de casarios, fachadas arquitetônicas, bandeirinhas e ogivas.

Toda a riqueza de estudos cromáticos de Volpi comparece na seleção como uma faceta nem sempre acessível ao olhar de interessados das novas gerações. Que poderão através desta coleção preciosa apreciar um pouco da intimidade do processo de trabalho do grande mestre da pintura brasileira do século 20.

Entre as peças exibidas destacam-se 8 desenhos a grafite que, segundo o colecionador, eram rascunhos para outros quadros. Há ainda 4 pinturas sobre azulejos que Volpi produziu, nos anos 40, para a Osiarte, empresa de azulejaria de Paulo Rossi Osir, que executava encomendas de arquitetos e artistas.

A mostra em São Paulo acontece simultaneamente a uma exposição aberta em 11/06 na Galeria Brunson Projects em Londres, que questiona o rótulo de naïf,  mais intuitivo do que técnico, e não inserido no circuito tradicional, do artista.

agendaVolpi: Pequenos Formatos. Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM. Parque Ibirapuera, Portão 3, São Paulo. De terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada R$ 6Até 18/12/16

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *