As Cinco Moças de Guaratinguetá, Di Cavalcanti

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > As Cinco Moças de Guaratinguetá, Di Cavalcanti
As Cinco Moças de Guaratinguetá, Di Cavalcanti

A composição Cinco Moças de Guaratinguetá é uma das mais conhecidas pinturas do artista brasileiro Di Cavalcanti.

Segundo o crítico Carlos Zílio (1982) “o clima de sensualidade não é a figura das mulatas em si, mas os fortes contrastes cromáticos, a cor dependendo do desenho, uma vez que predomina o cuidado na relação entre volumes e planos.”

As garotas ocupam quase toda a tela, em planos diferentes:

Em primeiro plano encontram-se duas delas. À esquerda, está a moça de vestido azul e chapéu de cor idêntica, de frente para o observador, enquanto sua companheira, à direita, encontra-se de perfil, embora seu olhar pareça voltado para fora do quadro.

Ela parece carregar uma sombrinha fechada. No meio da tela, outras duas moças encontram-se na mesma posição das primeiras, com uma alteração: a da direita está de frente para o observador e a da esquerda de perfil. Uma delas carrega uma sombrinha aberta.

Ao fundo, no canto superior direito da tela, com a cabeça apoiada no braço que se firma sobre a janela, está a quinta moça.

Ela olha para fora da tela, com seu olhar distante e devaneador. Todas as garotas têm o mesmo tom de pele, excetuando a de vestido azul, que tem a pele mais clara e os traços mais finos. Todas as cinco moças usam chapéu.

A presença de uma parede descascada mostra que o local, onde se encontram as personagens, é muito simples, mas mesmo assim, provido de encanto. No quadro há fortes contrastes cromáticos.

Esta obra pertence ao acervo do MASP – Museu de Arte de São Paulo, S. Paulo, Brasil

Pense em grupo de moças tipicas da sua cidade, faça com essa imagem uma montagem com colagens de papel colorido formando este forte contraste de cores que o artista utiliza na obra.

 

Fotografe a sua obra e envie para as nossas mídias sociais usando #historiadasartestalento

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *