São Martim e o Mendigo, El Greco

História das Artes > Olho-vivo > Análise Estética > Obras Analisadas > São Martim e o Mendigo, El Greco
São Martim e o Mendigo, El Greco

Neste trabalho, El Greco reproduz uma cena da vida de São Martinho. Este corta sua capa com a espada para oferecê-la a um pobre despido. O santo veste-se à maneira de um cavalheiro do Renascimento e porta armadura.

São Martim (c. 315-379) foi um soldado romano que se tornou Bispo de Tours e, finalmente, padroeiro da França. Conta a lenda que ele tera cortado seu manto ao eio para ar a um mendigo; depois sonhou com Cristo vestido com a metade do manto entregue ao pobre.

O acontecimento tem como cenário uma paisagem de fundo, que quase não se vê, detrás das patas do cavalo.

Há o alongamento das duas únicas figuras que ocupam todo o primeiro plano do quadro e, novamente, se nota a estilização de formas típicas do Maneirismo.

O cenário, que serve de espaço para a ação é uma paisagem natural muito desvaída. El Greco recorre à técnica de representação de um horizonte muito baixo, em claro contraste com a imensidade das figuras. Reforça-se deste modo a magnitude das mesmas.

Quanto à tonalidade cromática, há que se dizer que o mestre prescinde dos vermelhos ticianescos, a favor de cores claras e brilhantes.

O artista prescinde da perspectiva geométrica na hora de buscar a sensação de espaço. Desaparece o equilíbrio preciso que caracterizou a estética do classicismo. As formas e seu modelado também não obedecem a este cânone. Domina aqui uma exagerada estabilização e as cores são frias e luminosas.

Não é a primeira vez que o pintor põe em cena um acontecimento religioso carregado de certo anacronismo. Esse anacronismo manifesta-se nas vestes do santo, tratado como um cavalheiro do século 16, também na representação da paisagem de fundo que é Toledo, em vez de Tours.

São Martim e o Mendigo, c. 1597-99, óleo sobre tela, 1,90 x 1,00 m, Doménikos Theotokópoulos, conhecido como El Grego, National Gallery, Washington.

Agora que você sabe mais detalhes sobre esse quadro de El Greco, experimente fazer uma releitura dele ou crie uma imagem que contenha cavaleiros, usando o material colorido que você mais gostar.

quadroFotografe seu trabalho e compartilhe sua experiência conosco, nas redes sociais, usando a #historiadasartestalento

PESSOAS QUE LERAM ISSO, TAMBÉM GOSTARAM....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *